Descubra novas oportunidades com WhatsApp

Compartilhe:
descubra-novas-oportunidades-com-whatsApp

Em um país onde mais de 170 milhões de pessoas usam smartphones e destes, mais de 100 milhões utilizam o WhatsApp, não tenha dúvida, ali temos uma grande oportunidade.

Mas como sempre falo, vamos entender o comportamento primeiro.

Por que tantas pessoas preferem usar o WhatsApp?

É fácil, é leve, é intuitivo e o principal, te dá a liberdade que nenhuma outra ligação te permite. O fato de você responder quando e como quiser é ainda um fator de grande importância para muitas pessoas, logo, temos aqui um comportamento que teremos que levar em consideração se quisermos adotar o WhatsApp em nossa estratégia.

A pessoa prefere receber uma mensagem primeiro do que receber uma ligação. Ligar para alguém é quase um insulto em alguns casos. Mas muitas vezes isso pode gerar alguns problemas que precisaremos ficar atentos e abordo isso logo mais a frente.

Multimídia na comunicação

O WhatsApp além de um comunicador de texto, temos áudio, vídeo, imagens além da própria ligação de voz e vídeo também, ou seja, não faltam formas para conseguir se comunicar usando ele. Isso também é um fator que contribui bastante para a adoção da ferramenta.

Mas vamos ao que interessa…

“Ok, muita gente usa, mas como ele pode ser uma oportunidade de negócio para mim?” Bom a resposta disso será uma daquelas que vale para quase tudo na vida: depende. Depende de vários fatores aqui.

Você sabia que existem camelôs, que vendiam dvd pirata na rua e começaram a ganhar dinheiro criando grupos no WhatsApp de conteúdo? Exatamente isso! Pessoas pagam uma mensalidade (R$ 10,00) para que ele coloque nestes grupos conteúdos direcionados. Mensagens de bom dia para que possam ser compartilhadas, vídeos eróticos, piadas, vídeos engraçados e tudo mais o que você imaginar… Ou seja, virou um negócio. Faça as contas, em um grupo com mais de 200 pessoas, ele fatura R$ 2.000 por grupo, apenas distribuindo conteúdo que as pessoas já estão procurando… e você aí reclamando da vida? Soube de um caso onde um destes camelôs já tinha até 2 funcionários só para dar conta da demanda.

Já temos diversos grupos de bazar, trocas de produtos, exclusivos de classificados, enfim, uma infinidade de formas de fazer negócio usando o WhatsApp, algumas boas outras que mais geram dor de cabeça em todos os envolvidos.

Ok, você não quer fazer isso, você quer adaptar o WhatsApp ao seu negócio certo?

Vamos lá…

Lembre-se primeiro de que o WhatsApp é uma ferramenta de relacionamento, se você está lá sem querer se relacionar, mas apenas falar de você e vender está pensando errado. Lembra do camelô que virou infoprodutor no WhatsApp? Pois é, ele pensou primeiro em atender as demandas do público. Pense nisso também.

Atendimento, comece por aqui

Se você tiver estrutura para disponibilizar um whatsapp para atender o seu público e suas demandas, este pode ser um ótimo começo, atender as solicitações do seu público pode ser interessante (dependendo do negócio e do volume), isso te ajudará a mostrar seu interesse por ele (cliente) e poderá estreitar ainda mais sua relação, favorecendo então a oferta de novas oportunidades ao cliente.

Venda, é uma consequência

Vejo muitas empresas que pedem para as pessoas adicionarem o WhatsApp para dizerem o preço de um produto, depois de ter feito isso o cliente passa a receber, sem ter autorizado qualquer coisa, uma infinidade de imagens e ofertas de produtos, repito, do qual o cliente não pediu… isso só vai piorar a relação, acredite.

Se você atende bem no WhatsApp, criar abertura para uma boa conversa e tirar dúvidas, você encontrará portas abertas para realizar a oferta certa para aquele cliente.

Algumas oportunidades interessantes com WhatsApp

Crie um canal de relacionamento

Crie um canal onde o seu cliente pode falar diretamente com a empresa para tirar dúvidas, e saber de mais informações. Você poderá alimentar este canal para as pessoas que já te procuraram, portanto, pessoas que já estão interessadas no que tem a oferecer. Você pode usar o Stories neste caso, pois os contatos dali já são de pessoas que procuram por isso.

Crie um canal de conteúdo

Este mesmo canal de relacionamento, poderá ser usado para alimentar o seu cliente, segmente os seus contatos, identifique quem são e envie ofertas de acordo com os interesses dele, se bem organizado logo no início, fica muito ais fácil de fazer isso e o cliente se sentirá ainda mais bem atendido. Repito, neste caso, usar o Stories será ainda melhor, pois você poderá colocar conteúdos para visualização sem precisar ter mandar para cada contato. Informe por mensagens que terá promoções e conteúdos no Stories da loja, assim você não precisará criar várias mensagens de conteúdo para cada pessoa (mesmo que seja em uma lista de transmissão)

Canal de Exclusividade

Transforme o seu canal do WhatsApp em algo exclusivo, em algo que ele precise acompanhar. Promoções? Descontos? Cupons e vales-compra? Apenas pelo WhatsApp, isso fará com que o cliente tenha o desejo de participar deste seu canal. Além do que será ainda mais fácil de avaliar o impacto das suas promoções que são exclusivas de clientes desta rede.

Grupos? Cuidado.

Se você grupos para entretenimento, não vou falar nada, mas como negócio muito cuidado ao criar grupos. Lembre-se sempre, todos do grupo devem ter um objetivo em comum, outra coisa é todos ali terão acesso ao contato do outro, então grupo profissionais para gerarem networking tendem a funcionar melhor, mas colocar clientes dentro de um mesmo grupo, podem gerar vários problemas, sem falar que a maioria dos clientes nunca pediu para entrar em um grupo.

Listas de Transmissão? Repense.

Muita gente usa as listas de transmissão para passar notícias, informações e falar com várias pessoas ao mesmo tempo, mas um fato, ligado ao nosso comportamento, é que tendemos a ignorar mensagens que são para vários e não para nós. Se você recebe uma mensagem de alguém para você, esta terá um interesse para você em um certo nível, se você sabe que esta mensagem é a mesma para qualquer outra pessoa, ela já deixa de ter importância para você. Então avalie como usar e tente sempre segmentar as suas listas para torna-las o mais personalizadas e mais próximo possível de uma mensagem pessoal.

Bom, WhatsApp rende não é?

Já vou preparar outro conteúdo abordando mais oportunidades? Gostou, sim, não, talvez? Deixa seu comentário.